Pesquisadores publicam estudo sobre princípio de formação de filmes finos metálicos constituídos por nanopartículas de prata na Applied Surface Science

Um estudo sobre filmes finos metálicos constituídos por nanopartículas de prata (Ag-NP) - desenvolvido por pesquisadores de diversas instituiçõesPesquisadores publicam estudo sobre princípio de formação de filmes finos metálicos constituídos por nanopartículas de prata na Applied Surface Science científicas, incluindo o CTI Renato Archer - foi apresentado na revista Applied Surface Science.

 

O estudo publicado no periódico científico descreve o processo de formação de filmes finos metálicos antes da percolação, ou seja, um estágio antes da cobertura da superfície pelas nanopartículas de Ag-NP. Para isso, os pesquisadores utilizaram um sistema de deposição de agregados atômicos (atomic cluster deposition) com seletor de massa operando em ultra alto vácuo e instrumentação para detecção das nanopartículas metálicas desenvolvidas no Laboratório de Instrumentação Científica-LIC/DIPAQ do CTI Renato Archer.

Com este experimento, os pesquisadores conseguiram caracterizar as propriedades elétricas por espectroscopia AC, estado onde os efeitos das interações e contato físico entre as nanopartículas são insignificantes e se observam a influências das propriedades exóticas em nanoescala.

Importância do estudo

O modelo proposto e a análise do comportamento elétrico feito pelo estudo abrem possibilidades para o controle da concentração de nanopartículas depositadas em superfícies que são utilizadas em estudos ópticos, magnéticos e catalíticos. Além disso, estes resultados também contribuirão para o desenvolvimento e miniaturização de dispositivos eletrônicos, eletrônicos flexíveis, ópticos e com potencial para aplicações na indústria 4.0 e novos modos de utilização de materiais. 

O trabalho publicado na Applied Surface Science é resultado da colaboração científica coordenada no IFGW/Unicamp pelo Prof. Varlei Rodrigues e envolve Departamento de Física-ICex/UFMG, IFSC/USP e UNICEP-São Carlos, CTI Renato Archer, Universidade de Manchester UK, Institute of Light and Matter, Universidade de Lyon-França.

Link para o artigo da Applied Surface Science:
https://doi.org/10.1016/j.apsusc.2020.148806