Impressão 3D e COVID-19: Artigo de pesquisadores do CTI é destaque do 3DMedNet
 

CTI COVID Impressão 3D

O artigo “3D-printed valves to assist noninvasive ventilation procedures during the COVID-19 pandemic: a case study”, de autoria de vários pesquisadores do CTI Renato Archer, foi listado em primeiro lugar entre os artigos de destaques do site 3DMedNet, veículo especializado em divulgação de inovações da impressão 3D na saúde. A lista foi feita a partir dos artigos científicos publicados no primeiro trimestre de 2021 na revista científica Journal of 3D Printing in Medicine.

O artigo dos pesquisadores do CTI explora como as válvulas produzidas pela manufatura aditiva de sinterização seletiva a laser podem ser usadas com máscaras de snorkeling de rosto inteiro para ventilação não invasiva durante a pandemia de COVID-19. O texto mostra que como a montagem do modelo final não apresenta nenhum vazamento de ar, as máscaras com essas válvulas podem ajudar a aliviar a necessidade de ventiladores mecânicos e evitar a contaminação de profissionais de saúde que compartam o mesmo ambiente dos pacientes internados.

Os autores do artigo fazem parte do grupo de pesquisadores do CTI que - em parceria com outras entidades - desenvolveram uma válvula produzida em impressoras 3D que permitiu que máscaras de snorkeling pudessem ser ligadas aos aparelhos de oxigênios em hospitais. O dispositivo é considerado como uma alternativa ao uso dos respiradores comuns utilizados em pacientes em estado grave da COVID-19. Os pesquisadores do CTI foram responsáveis também por produzir mais de 2500 válvulas. Tal dispositivo foi distribuído, pela ONG EDS, para hospitais de todo o país.

Importância da impressão 3D em situações emergenciais de saúde

Uma análise sobre a importância da impressão 3D para a pandemia da COVID-19 e para outras futuras situações de emergência foi publicada no editorial da revista Journal of 3D Printing in Medicine. O texto, também assinado por pesquisadores do CTI, discute como, durante a pandemia, a impressão 3D provou ser uma ferramenta poderosa para a desenvolvimento de novos dispositivos como a produção de EPIs, até a impressão de estruturas complexas para testes de PCR. Além disso, o editorial mostra as possibilidades futuras que a tecnologia apresenta na área da saúde por conta do desenvolvimento de novos estudos e do avanço das técnicas de biofabricação.   

O ranking de artigos sobre impressão 3D do site 3DMedNet pode ser conferido aqui.

Acesse o editorial da Journal of 3D Printing in Medicine sobre o a importância da impressão 3D para a pandemia da COVID-19 e para outras futuras situações de emergência aqui.