Laboratório aberto de impressão 3D

O LAPrint ocupa 200 m² com equipamentos de manufatura aditiva por impressão 3D, abrangendo várias técnicas de estruturação, incluindo sinterização a laser, fusão de feixe de elétrons, aglutinação, extrusão e fotopolimerização de materiais (plástico, borracha, metal, resina, cerâmica, compósitos) na forma de pó, filamento e resina.

Capacidades

  • Impressão 3D industrial e de pesquisa
  • Computer simulation
  • Imagens médicas (software de código aberto InVesalius)
  • Bioengenharia
  • Biofabricação
  • Consultoria, cursos e treinamentos
Imagem panorâmica do laboratório LAprint

Perguntas Frequentes

Laboratórios abertos são ambientes de aprendizagem com equipe multidisciplinar e infraestrutura de acesso livre para auxiliar estudantes, pesquisadores, inventores, empreendedores e startups para desenvolverem, de maneira colaborativa, produtos, processos, negócios inovadores e gerar conhecimento científico. Fonte: MCTIC (adaptado)
Os usuários terão à disposição máquinas, equipamentos e softwares para desenvolver sua pesquisa, produtos ou processos. Os usuários são treinados para o uso dos equipamentos e, salvo exceções, poderão operar os mesmos. Os laboratórios abertos proporcionam um ambiente saudável para troca de idéias, experiências e possibilitam a formação de parcerias e redes colaborativas. Fonte: Fonte: MCTIC (adaptado). Acesse Informações e encontre mais dados sobre como utilizar os Laboratórios Abertos.
Os espaços são destinados a: pesquisadores, estudantes, empresas, startups e inventores que querem desenvolver seus projetos, seja para divulgação científica ou para coloca-los no mercado. O acesso é franqueado mediante contrapartida financeira ou não financeira de acordo com a política de inovação do CTI e o regramento interno. Fonte: Fonte: MCTIC (adaptado). Acesse Informações e encontre mais dados sobre como utilizar os Laboratórios Abertos.