Laboratório aberto de micro e nanofabricação

A LAmina ocupa cerca de 400 m² de instalações renovadas de salas limpas com diversos ambientes ISO classe 1000 até ISO classe 10, permitindo realizar processos de gravação direta a laser para máscaras litográficas, replicação de máscaras por litografia de contato, etapas auxiliares de microfabricação tais como: deposição de fotorresiste, revelação, gravação, corrosão seca e úmida e metrologia.

Capacidades

  • Design de máscaras
  • Fabricação de máscaras litográficas
  • Geração de micro e nano padrões
  • Fabricação de micro e nanodispositivos
  • Consultoria, cursos e treinamentos
Imagem panorâmica do laboratório LAmina

Perguntas Frequentes

Laboratórios abertos são ambientes de aprendizagem com equipe multidisciplinar e infraestrutura de acesso livre para auxiliar estudantes, pesquisadores, inventores, empreendedores e startups para desenvolverem, de maneira colaborativa, produtos, processos, negócios inovadores e gerar conhecimento científico. Fonte: MCTIC (adaptado)
Os usuários terão à disposição máquinas, equipamentos e softwares para desenvolver sua pesquisa, produtos ou processos. Os usuários são treinados para o uso dos equipamentos e, salvo exceções, poderão operar os mesmos. Os laboratórios abertos proporcionam um ambiente saudável para troca de idéias, experiências e possibilitam a formação de parcerias e redes colaborativas. Fonte: Fonte: MCTIC (adaptado). Acesse Informações e encontre mais dados sobre como utilizar os Laboratórios Abertos.
Os espaços são destinados a: pesquisadores, estudantes, empresas, startups e inventores que querem desenvolver seus projetos, seja para divulgação científica ou para coloca-los no mercado. O acesso é franqueado mediante contrapartida financeira ou não financeira de acordo com a política de inovação do CTI e o regramento interno. Fonte: Fonte: MCTIC (adaptado). Acesse Informações e encontre mais dados sobre como utilizar os Laboratórios Abertos.