Prototipagem

  • Soldadora semi automática de células por aquecimento LightBeam

      Vista geral do equipamento soldadora semi automática de células por aquecimento LightBeam
      • Descrição: Sistema de soldagem óptico para aquecimento sem contato de até doze células em série. A lâmpada halógena emite luz de comprimentos de onda de 500 a 1500nm, usando um espelho de convergência para focalizar a luz infravermelha. Permite até quatro sistemas de aquecimento óptico para soldagem de barramentos. O tempo do processo e a potência do emissor podem ser predefinidos e ajustados, apresentando atualmente dois aquecedores ópticos instalados.
      • Ano de fabricação: 2013
  • Mesa de corte e processamento de barramentos para células

      Vista geral da mesa de corte e processamento de barramentos para células
      • Descrição: Mesa para o corte e processamento de barramentos elétricos utilizados na soldagem das células fotovoltáicas. Possibilita a preparação e o processamento de diversos tamanhos e espessuras de barramentos.
      • Ano de fabricação: 2012
  • Lavadora e secadora de vidros vertical AGMAQ

      Vista geral da Lavadora e secadora de vidros vertical AGMAQ
      • Descrição: Máquina de lavar vidros com controle por CLP e sistema digital. Apresenta alto grau de automação e é de fácil operação. A estrutura de lavação e de secagem do vidro é toda em aço inoxidável, possui escovas macias que podem lavar diferentes tipos de vidros. Composto por duas áreas de lavagem com um conjunto de quatro escovas cilíndricas de nylon. A máquina pode lavar, secar e possui luzes especiais para inspeção visual do vidro. Possui um sistema de reciclagem e reuso de água.
      • Ano de fabricação: 2013
  • Laminador de módulos fotovoltaicos Incapcell

      Vista geral do Laminador de módulos fotovoltaicos Incapcell
      • Descrição: O laminador incapcell permite a fabricação de vários módulos fotovoltaicos através de um processo de laminação sem autoclave com aplicação de vácuo e aquecimento. Permite laminar painéis com dimensões de até 2000x1300mm e diferentes tipos de materiais como vidro, tecidos, lonas, polímeros, entre outros. Todos os filmes compostos comuns (como EVA, PVB, TPU) podem ser processados para o encapsulamento. A técnica é aplicável à produção de filmes finos e também para a fabricação de módulos BIPV (Building Integrated PV Modules).
      • Ano de fabricação: 2013

Perguntas Frequentes

Laboratórios abertos são ambientes de aprendizagem com equipe multidisciplinar e infraestrutura de acesso livre para auxiliar estudantes, pesquisadores, inventores, empreendedores e startups para desenvolverem, de maneira colaborativa, produtos, processos, negócios inovadores e gerar conhecimento científico. Fonte: MCTIC (adaptado)
Os usuários terão à disposição máquinas, equipamentos e softwares para desenvolver sua pesquisa, produtos ou processos. Os usuários são treinados para o uso dos equipamentos e, salvo exceções, poderão operar os mesmos. Os laboratórios abertos proporcionam um ambiente saudável para troca de idéias, experiências e possibilitam a formação de parcerias e redes colaborativas. Fonte: Fonte: MCTIC (adaptado). Acesse Informações e encontre mais dados sobre como utilizar os Laboratórios Abertos.
Os espaços são destinados a: pesquisadores, estudantes, empresas, startups e inventores que querem desenvolver seus projetos, seja para divulgação científica ou para coloca-los no mercado. O acesso é franqueado mediante contrapartida financeira ou não financeira de acordo com a política de inovação do CTI e o regramento interno. Fonte: Fonte: MCTIC (adaptado). Acesse Informações e encontre mais dados sobre como utilizar os Laboratórios Abertos.