Como proceder para ter acesso aos laboratórios

A infraestrutura dos laboratórios abertos pode ser acessada de três maneiras diferentes: submissão de propostas de pesquisa, serviços tecnológicos contratados ou acordos de cooperação. Todo o processo de submissão de propostas de pesquisa e a etapa inicial de negociação de propostas de serviços tecnológicos e acordos de cooperação técnico-científica é realizada nessa plataforma web.

Passo a passo

Modalidades de acesso

Propostas de pesquisa

Você pode acessar as instalações multiusuárias gratuitamente se pretende publicar seus resultados. Confira aqui como enviar sua proposta de pesquisa.

Serviços contratados

Você também pode utilizar a infraestrutura laboratorial multiusuária com base em ressarcimento de custos para pesquisas proprietárias que não se destinam ao domínio público. Solicite seu serviço tecnológico.

Acordos de cooperação

Outra maneira de acessar as instalações dos Laboratórios Abertos do CTI é estabelecer uma cooperação de longo prazo. Este documento cobre responsabilidades, propriedade intelectual e aspectos financeiros.

Contrato de compartilhamento

O CTI também concede permissão de uso ou compartilhamento dos laboratórios abertos, com correspondente contrapartida financeira, mediante contrato para desenvolvimento de atividades de P,D&I e de ações voltadas à inovação tecnológica.

Segurança

Regras de segurança para acessar laboratórios

Os laboratórios abertos do CTI oferecem segurança para os pesquisadores e para o equipamento especializado. Para evitar ferir seriamente os pesquisadores, os usuários devem obedecer às regras de segurança e proceder com cautela. Para não contaminar o equipamento que está sendo usado, há certos procedimentos de limpeza nas salas limpas que devem ser seguidos. A lista de regras gerais a seguir resume brevemente a prática operacional atual em laboratórios abertos. Todos os usuários devem ler, entender e obedecer a essas regras para manter seus privilégios de acesso.

Vídeos e treinamento de segurança

Links e recursos úteis para se familiarizar com as práticas de segurança do laboratório:

  • Manuseamento de produtos químicos seguros / Vídeo de segurança de laboratório
  • Procedimentos para salas limpas

    Informação geral

    Laboratórios salas limpas: Manual de segurança

    Laboratórios salas limpas: Manual de segurança

    Perguntas Frequentes

    Laboratórios abertos são ambientes de aprendizagem com equipe multidisciplinar e infraestrutura de acesso livre para auxiliar estudantes, pesquisadores, inventores, empreendedores e startups para desenvolverem, de maneira colaborativa, produtos, processos, negócios inovadores e gerar conhecimento científico. Fonte: MCTIC (adaptado)
    Os usuários terão à disposição máquinas, equipamentos e softwares para desenvolver sua pesquisa, produtos ou processos. Os usuários são treinados para o uso dos equipamentos e, salvo exceções, poderão operar os mesmos. Os laboratórios abertos proporcionam um ambiente saudável para troca de idéias, experiências e possibilitam a formação de parcerias e redes colaborativas. Fonte: Fonte: MCTIC (adaptado). Acesse Informações e encontre mais dados sobre como utilizar os Laboratórios Abertos.
    Os espaços são destinados a: pesquisadores, estudantes, empresas, startups e inventores que querem desenvolver seus projetos, seja para divulgação científica ou para coloca-los no mercado. O acesso é franqueado mediante contrapartida financeira ou não financeira de acordo com a política de inovação do CTI e o regramento interno. Fonte: Fonte: MCTIC (adaptado). Acesse Informações e encontre mais dados sobre como utilizar os Laboratórios Abertos.